quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Como funciona Fossas Sépticas – tipos, objetivos, desentupir

Funcionamento

A fossa séptica começa a trabalhar com a retenção do esgoto que será mantido na fossa por 24 horas. Durante esse tempo, o material sólido do esgoto será sedimentado e depositado no fundo da fossa. Esse efeito gera um tipo de lodo semilíquido e uma camada emersa com materiais que formam uma escuma.
Depois desse processo, é realizado um “ataque” de bactérias anaeróbias contra o lodo, eliminando assim o efeito ativo das substâncias de cunho voláteis e outros microrganismos que são patogênicos.
O resultado desse processo é uma redução significativa de líquidos, sólidos e a estabilização ideal dos gases, permitindo assim a disposição dos efluentes para o meio ambiente com maior segurança.
Instalação da  Fossa Séptica Biodigestora

Tipos de fossa séptica

Pré-moldadas:
Esse tipo é encontrado facilmente no mercado que a comercializa. O seu formato é cilíndrico e suporta grandes volumes pre-estabelecidos.
Feitas no local:
Essas fossas são feitas no local onde serão instaladas de acordo com projeto de engenharia e possuem formatos circulares ou retangulares.
Cristalina – GO. Instalação da Fossa Séptica Biodigestora. Foto: Davi Zocoli

Objetivos da fossa séptica

  • Impedir os riscos que as contaminações das fontes que geram o abastecimento aos domicílios podem causar.
  • Não alterar as condições ideais e fundamentais para a 
    vida de diferentes ecossistemas aquáticos que podem ser prejudicados com a disposição errada do esgoto.
  • Evitar a poluição das águas que são utilizadas para abastecimento da população em geral e também das que são utilizadas para manter a vida dos animais e irrigar plantações, entre outros tipos de usos.
  • Os locais que não possuem programa de tratamento de esgoto têm na fossa séptica, uma excelente solução para evitar doenças nas famílias e a contaminação do meio ambiente.

Como desentupir e limpar fossas sépticas

Por serem difíceis de limpar e desentupir recomenda-se sempre chamar uma empresa especializada em realizar este tipo de serviço. Diferente da pia, dos canos e sanitários, fossas sépticas tem uma estrutura muito maior e mais complexa, além de conter elementos químicos perigosos a saúde além do esgoto acumulado.
Recomenda-se que a limpeza deste tipo de fossa seja realizada a cada 2 ou 3 anos, para que não ocorra transbordo e acumulo de lodo no fundo das caixas.
por: Desentupir.org
Bem  indico uma que é bem eficiente e atencioosa sem nenhuma reclamação pois já pesquisei :
é a Hidro Já clique abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário